19 May, 3 pm

2nd Workshop – COVID-19: Desafios na sociedade civil

Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87969957814

Title: COVID-19: Histórias de uma pandemia anormal

Speaker:  Luzia Gonçalves, Global Health and Tropical Medicine, Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística, Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal & CEAUL – Centro de Estatística e Aplicações, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal.

Abstract: Esta pandemia trouxe a epidemiologia e a estatística a públicos não tradicionais. Muitas instituições e associações, e profissionais a nível individual, envolveram-se para dar contributos, quer para apoiar os decisores, quer para esclarecer conceitos epidemiológicos e estatísticos aos cidadãos. A par do lado positivo, neste processo, também apareceram conceitos menos precisos e alguns deles até já estavam enraizados na literatura. Neste trabalho alerta-se para algumas incongruências que apareceram com a pandemia em revistas e jornais científicos, na comunicação social e redes sociais. Porque nem tudo é “Normal” na vida, investimentos sólidos na epidemiologia e na estatística são fundamentais para lidar com a complexidade de dados e de problemas desta e de outras pandemias.

Authors: Luzia Gonçalves, Maria Antónia Amaral Turkman, Carlos Geraldes, Tiago A.Marques, Lisete Sousa

Title: Avaliação das medidas graduais estabelecidas pelo Governo Português no combate à propagação da COVID-19 com recurso aos modelos ARIMA

Speaker: Marisa Marques, FCT NOVA

Abstract: O surto da doença COVID-19, classificado, pela Organização Mundial de Saúde, como pandemia, teve origem numa doença respiratória aguda causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Esta doença foi identificada pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Em Portugal foram confirmados os dois primeiros casos, a 2 de março de 2020, e até ao dia 19 de dezembro de 2020 foram confirmados 370.787 casos. O Governo Português tem vindo a estabelecer medidas de combate à pandemia, mais ou menos restritivas, de acordo com a incidência de novos casos. Neste estudo, com recurso aos modelos do tipo Autorregressivo Integrado e de Médias Móveis – ARIMA pretendeu-se modelar e prever os novos casos confirmados da COVID-19 face às diferentes medidas decretadas pelo Governo desde o início da pandemia e aferir se as medidas se mostraram eficazes no combate da disseminação da doença. Para atenuar o efeito do “ruído” causado pela variação diária de novos casos utilizou-se na presente análise a média móvel a 7 dias dos novos casos. Foram considerados seis períodos e ajustados os respetivos modelos ARIMA Foram estimadas, para cada um dos períodos, as previsões a 7 dias e calculados os respetivos intervalos de previsão e verificou-se quase sempre, que as médias móveis a 7 dias dos novos casos diários se encontram dentro dos intervalos de previsão estimados. Verifica-se, ainda, que medidas mais restritivas originam tendencialmente uma diminuição gradual de novos casos, enquanto que o alívio das medidas propícia a propagação da doença.

Title: Breve história de um vírus devastador

Speaker: Paula Breia, Presidente do Centro Garcia de Orta Hospital Garcia de Orta, Almada

Abstract: Uma viagem à volta do mundo em 534 dias de Wuhan a Nova Deli, entre mercados de animais a pessoas que morrem à entrada de hospitais. 534 dias intermináveis com mais de 155 milhões de infectados e mais de 3,5 milhões de vítimas em todos os continentes. Como reagiram os países a uma nova pandemia, como se preparam para as suas consequências, qual o papel da ciência e da ética no futuro? Que verdades ficarão por desvendar? Que perguntas por responder? E sobre Portugal, o que sabemos?