30 June, 3 pm

3rd Workshop – COVID-19: Resultados da Investigação em Portugal

Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87969957814

Title: Controlo ótimo e modelação matemática da COVID-19 em Portugal

Speaker:  Cristiana J. Silva, Departamento de Matemática & Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA),  Universidade de Aveiro, Portugal

Abstract:

Nesta apresentação, propomos um modelo matemático compartimental SAIRP, dado por um sistema de equações diferenciais ordinárias, o qual é ajustado ao número de indivíduos com infeção ativa pelo SARS-CoV-2, segundo os dados disponibilizados pela Direção Geral da Saúde. O modelo SAIRP é a base para a formulação de um problema de controlo ótimo com o objetivo de maximizar o número de indivíduos que retornam à “vida normal” e, simultaneamente,  minimizar o número de indivíduos infetados ativos, garantindo um baixo nível de hospitalizações.

De seguida, generalizamos o modelo SAIRP, considerando parâmetros definidos por funções constantes por partes e construindo uma rede complexa de sistemas dinâmicos, de forma a ter em conta a mobilidade da população entre 6 regiões de Portugal Continental, que desempenha um papel decisivo na evolução da epidemia. Provamos a existência de soluções pseudo-periódicas e analisamos a sua relação com a ocorrência de múltiplas ondas epidémicas na pandemia da COVID-19.

Este trabalho é baseado nas referências [1, 2] que resultaram da investigação desenvolvida no âmbito do Projeto “Controlo Ótimo e Modelação Matemática da Pandemia COVID-19: contributos para uma estratégia sistémica de intervenção em saúde na comunidade”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do concurso “RESEARCH 4 COVID-19 – 1ª Edição”.

[1] Cristiana J. Silva, Carla Cruz, Delfim F. M. Torres, Alberto P. Muñuzuri, Alejandro Carballosa, Iván Area, Juan J. Nieto, Rui Fonseca-Pinto, Rui Fonseca, Estevão Soares dos Santos, Wilson Abreu, Jorge Mira,Optimal control of the COVID-19 pandemic: controlled sanitary deconfinement in Portugal,Sci. Rep. 11, 3451 (2021).https://doi.org/10.1038/s41598-021-83075-6

[2] Cristiana J. Silva, Guillaume Cantin, Carla Cruz, Rui Fonseca-Pinto, Rui Passadouro da Fonseca, Estevão Soares dos Santos, Delfim F. M. Torres,Complex network model for COVID-19: human behavior, pseudo-periodic solutions and multiple epidemic waves, aceite para publicação no Journal of Mathematical Analysis and Applications.https://arxiv.org/abs/2010.02368

[3] https://sites.google.com/view/comomatcovid19

Title: MiniVent – Ventilador Minimalista para os Cuidados Intensivos da COVID-19

Speaker: Luís Costa Gil e António Grilo, Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial & UNIDEMI, NOVA School of Science and Technology, Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Abstract:

Em Março de 2020 não obstante a escassa informação disponível sobre a COVID-19 sabia-se que era extremamente contagiosa e que nos casos graves estava associada à insuficiência respiratória aguda hipoxémica. A procura por equipamento de protecção individual e por ventiladores hospitalares cresceu excepcionalmente, superando a capacidade de produção instalada.  Em consequência da situação pandémica na República Popular da China esta não exportava componentes electrónicos e mecânicos fundamentais para a fabrico de ventiladores, paralisando a sua produção em todo mundo.

Face a esta situação uma equipa multidisciplinar da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Faculdade de Ciências Médicas propôs-se projectar e construir um ventilador minimalista com uma arquitectura única mas com várias alternativas de componentes em função da sua disponibilidade de mercado ou capacidade local de produção (recorrendo a impressão 3D).

Assim nasceu o projecto “MiniVent – Ventilador Minimalista para os Cuidados Intensivos da COVID-19”.

Para desenvolver este projecto, foi constituído um consórcio entre a Universidade NOVA de Lisboa, com uma equipa heterogénea de Engenheiros e Médicos, e a empresa Me&You Innovate (M&Y), empresa da área da produção metalomecânica.

Title: Impacto económico e social da pandemia nas famílias nativas e imigrantes da Amadora

Speaker: Mª do Rosário Oliveira Martins, Global Health and Tropical Medicine, Policies and Services, Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa

Abstract:

A Covid-19 está a expor de forma impiedosa as desigualdades em saúde existentes e persistentes na nossa sociedade. Neste contexto, os sistemas de saúde devem estar preparados para as necessidades decorrentes das transformações económicas e sociais causadas pela pandemia. Incluir explicitamente os imigrantes e as suas necessidades nas respostas de saúde publica à Covid-19 é fundamental para  Não Deixar Ninguém para Trás em tempos de pandemia. Dados de um estudo de coorte realizado em 2019 sobre o percurso de saúde da criança imigrante sugerem que as famílias imigrantes (50% das 420 estudadas) têm maior precariedade no emprego, rendimentos medianos inferiores, menores gastos em saúde, e vivem em casas mais sobrelotadas do que as nativas; as crianças têm risco acrescido de ter problemas de saúde mental e hábitos alimentares menos saudáveis do que as nativas. Existindo pouca evidência sobre a forma como a pandemia está a afetar a população imigrante, é fundamental analisar as dinâmicas socioeconómicas e identificar as dificuldades no acesso aos cuidados de saúde destas famílias. Foi realizado um estudo transversal as famílias, por telefone/email, através de um questionário com 3 secções: alterações na privação material, rendimento e emprego; dificuldades no confinamento social; dificuldades acrescidas no acesso aos cuidados de saúde. A análise das dinâmicas socioeconómicas foi feita através de medição das alterações nas diversas dimensões com base nas quais  foi elaborado o perfil de risco social acrescido em tempo de pandemia.