1Matemática: a ciência do futuro – COMPLETO
 Responsável: Paulo Doutor
Data: de 15-07-2019 a 19-07-2019      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): José Maria Gomes, Nuno Martins, Paula AmaralDescrição: O futuro parece avançar em velocidade crescente. Este avanço, visível no progresso tecnológico, é suportado pelo desenvolvimento teórico e fundamentado de forma consistente nas descobertas da Matemática. Conhece algumas das descobertas matemáticas que suportam o nosso avanço tecnológico, nomeadamente a nível da otimização, da inteligência artificial e do desenvolvimento de algoritmos.

Observações: O estágio inclui almoço. As sessões da manhã decorrem das 10h às 12h e as da tarde das 13h às 15h. Todas as sessões decorrem no Campus da FCT NOVA, no Monte da Caparica.

1º dia de estágio
Local de encontro: Átrio de entrada do edifício 7 do Campus da FCT NOVA no Monte da Caparica    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Paulo Doutor

2Matemática: a base do avanço tecnológico – COMPLETO
 Responsável: Maria do Céu Soares
Data: de 15-07-2019 a 19-07-2019      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Luísa Custódio, Filipe Marques, Maria do Carmo Brás, Rui RodriguesDescrição: As tecnologias são um aspeto muito visível da aceleração do progresso humano. O desenvolvimento teórico, em particular da Matemática, fundamenta e dá consistência ao avanço tecnológico. Neste estágio experimenta algumas das técnicas matemáticas mais determinantes, incluindo as ligadas à ciência dos grandes dados (big data), otimização e redes neuronais.

Pessoa de contacto: Maria do Céu Soares

3Matemática: desafios do futuro – COMPLETO
 Responsável: Maria do Carmo Proença Caseiro Brás
Data: de 15-07-2019 a 19-07-2019      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Luísa Custódio, Filipe Marques, Rui RodriguesDescrição: Neste estágio poderás experimentar várias técnicas matemáticas, aplicando-as a problemas do quotidiano, alguns mais práticos e outros mais teóricos e relacionados com os desafios que o futuro nos apresenta. No estágio serás orientado por investigadores de várias áreas da Matemática e abordarás temáticas como o tratamento de grandes dados (big data), a aprendizagem automática e a otimização de processos.

Pessoa de contacto: Maria do Céu Soares

4Matemática: criar futuro
 Responsável: Paula Amaral
Data: de 15-07-2019 a 19-07-2019      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): José Maria Gomes , Nuno MartinsDescrição: Neste estágio verás como a Matemática tem contribuído para a nossa compreensão do que nos rodeia, nomeadamente na sua relação com a informação crescente que é criada e a que temos acesso. No estágio serás orientado por investigadores de várias áreas da Matemática e irás relacioná-la, entre outros, com a optimização, o desenvolvimento de algoritmos e a inteligência artificial.

Pessoa de contacto: Paulo Doutor